quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Rosas Coloridas - Xilema



Uma única rosa colorida como esta da foto custa em média R$19,95 segundo o http://www.flores4all.com.br/rosas-multicolor/rosa-multicolorida-da-expoflora-222.html. Elas são uma das principais atrações da ExpoFlora.
No fim deste semestre fizemos um trabalho semelhante, porém o resultado não foi tão parecido. A proposta dada pela professora de Morfologia e Anatomia Vegetal era de formarmos grupos e apresentar uma aula dinâmica para um público escolhidos por nós. O tempo limite era de 10 minutos, então tinha de ser algo simples e interessante. Para isso nós escolhemos uma experiência muito interessante que explica e mostra o resultado do funcionamento do Xilema. O xilema é um tecido vascular presente nas plantas traqueófitas. Ele é responsável pelo transporte de seiva, água e sais minerais da raiz até a folha. 
Para esta aula dinâmica usamos:
Garrafinhas recicladas com rótulos personalizados
  • Flores de cor clara, neste caso usamos rosas brancas;
  • Um bisturi;
  • Anilina Comestível (produto não tóxico, já que o o público alvo são crianças de ensino fundamental);
  • Recipiente com água (usamos garrafinhas de vidro de refrigerante não retornável, reciclando esses recipientes);




Colocamos no recipiente com água gotas de anilina, em média umas 15/20 gotas. A quantidade de anilina define a tonalidade da flor. Quanto mais anilina mais forte a cor ficará. Após fazer esse procedimento o caule da rosa deve ser cortado em diagonal com o bisturi. Não é aconselhável cortar com faca de serra pois ela acaba machucando o caule. Depois é só colocar dentro do recipiente e aguardar o resultado. 
24 horas depois
40 minutos depois

Nos levamos material para todos da sala fazerem, aos professores que desejarem fazer essa experiência devem pedir o material para seus alunos. Espero que seja útil aos licenciados em Biologia, aos professores de Ciências dos ensinos fundamentais, e também aos professores de Ensino Médio. Essa aula vale para qualquer faixa etária, e o tempo para fazer esses procedimentos é bem curto então pode ser realizado facilmente. Beeijos :* 
Licenciatura em Ciências Biológicas - UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Insetário *-*


Enfim depois de um longo tempo preparando o Insetário, está pronto. Não consegui achar todas as ordens que necessitavam mais encontrei alguns insetos bem legais. Fui coletando diversos bichinhos, e muitos acabaram quebrando por causa de congelar. Mais no fim deu tudo certo. Esse trabalho requer muita paciência, organização e tempo. Os insetos ficam bem sensíveis se você os congela então quando chega a parte da montagem é importante o cuidado para que não quebre as perninhas, antenas ou outras partes dos bichinhos. Uma dica interessante que vi em um site e um professor da universidade deu foi que podemos usar spray fixador de cabelo para fixar os insetos em suas posições corretas, mais não em muita quantidade pra que não danifique o inseto, apenas para fixar as partes móveis.
Boom, é isso. Espero que tenham gostado.
Beijiiinhos. :*









quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Ilha do Cardoso *-*

A primeira de muitas viagens da nossa turma de bio. Foi uma experiência única, fomos a Ilha do Cardoso. Ficamos hospedados em uma pousada em Cananéia, todos os dias de manhã pegávamos o barco e íamos até a Ilha. La na Ilha do Cardoso uma pessoa muito especial nos guiou, o Sr. Romeu. Ele é caiçara da ilha, apesar de não ter uma graduação ou cursos, ele sabe mais do que muita gente que tem diploma. Ele não nos ensina com regras, ele nos ensina com histórias, com experiências de sua vida. Sr Romeu nos ensinou muito nesses dois dias que passamos por la, não só ele como o Professor Vlamir, a Professora Renata e também um outro guia, o Cláudio. Visitamos o MANGUEZAL, as áreas de diferentes tipos de vegetação. Também andamos muito até o Costão Rochoso, mas infelizmente a maré não nos ajudou muito, mesmo assim foi possível ver alguns animais por lá. As fotos são muitas, foram muitos momentos que precisavam ser registrados, por isso fiz um pequeno vídeo pra conseguir mostrar a maioria das fotos. A viagem serviu ainda pra unir a nossa turma e foram momentos inesquecíveis que passamos. Aprendemos muito e isso faz da  Biologia ainda mais interessante. Agora vejo o quanto fiz a escolha certa, e tenho a certeza de que esse é o caminho que eu quero seguir mesmo.