segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Dia do Biólogo


No dia 3 de Setembro é comemorado o Dia do Biólogo, ainda não sou uma bióloga formada, mas só por amar meu curso já sou de coração e resolvi preparar essa postagem com algumas coisas interessantes que encontrei rodando pela net, principalmente pelo face.



Essa ilustração eu achei muito legal, e diz muito sobre um dos campos das biologia. Muitas vezes biólogos trabalham dia e noite com alguma amostra para descobrir a que animal pertence, se é uma nova espécie e tudo mais, e essa ilustração mostra isso, uma bióloga coletando uma amostra de fezes de um animal qualquer, que após estudos, pesquisas e análises poderá ser identificado a partir dessa amostra. Muitos estudos na biologia são feitos apenas com pequenas amostras que podem trazer milhões de informação, como na microbiologia por exemplo onde uma simples gota de água suja pode conter várias espécies de microrganismos. Eu acho isso muito interessante e lindo, a partir de uma pequena amostra fazer grandes diferenças na ciência. Mas sou suspeita neh?! Afinal é minha futura profissão. HAHA



Outra ilustração que eu achei muito interessante é essa sobre a anatomia do biólogo, dei risada lendo isso mas na realidade todo biólogo tem pelo menos umas 3 características dessas. Tem tudo a ver, a questão da desconfiança, a vontade de salvar o mundo, a natureza e as espécies em extinção, querer observar os animais, as plantas em todos os detalhes, ter um super kit de laboratório, sempre com a mochila pronto para passar dias na mata se for preciso e também usar chinelos para tudo. HAHAHA
Na biologia existem vários ramos e cada um explica uma parte da vida, como mostra essa ilustração. 



Existem mais um monte de coisas interessantes sobre a biologia e os biólogos que estão rodando pela internet, então quero desejar a todos os biólogos (formados, estudantes, ou que sonham em ser um dia) um feliz dia do biólogo!!!

Grande Beijo

Letícia Schefer

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Voltando pra Facul!!


Segunda-feira que vem começam as aulas novamente, tive exatamente 1 mês de férias. Confesso que estou ansiosa pra começar, rever os colegas, estudar muuuito, mas é sempre assim, depois do primeiro dia o desejo por férias volta rapidinho! HAHA Mas as coisas são assim neh?! É preciso esforço, dedicação e muito trabalho para um dia poder ser o que realmente sonha. Eu to naquela faze de dúvidas novamente, achei que isso fosse acontecer só na época de vestibular mas agora tenho que decidir qual área da biologia quero me aprofundar. Como já disse em outras postagens estou fazendo estágio, o que eu espero que me ajude bastante para escolher esta área, mas vamos ver, só o tempo poderá dizer o que vai acontecer daqui pra frente. Espero nesse semestre, ser melhor do que no último, afinal sempre podemos fazer melhor. Não fui mal no outro semestre, mas sempre cobro de mim mesma ir melhor do que no último, acho que é sempre bom para nós mesmos sempre querermos o melhor em tudo. Para quem está entrando na universidade agora, e pra quem cursará apenas mais um semestre, ÓTIMO semestre a todos.

Grande Beijo

Letícia Schefer



quinta-feira, 25 de julho de 2013

Férias, estágio e FRIO


Esse frio ta DEMAIS. Aqui em Pirassununga hoje a temperatura máxima é de 15° C e a miníma de 9° C segundo o site Clima Tempo. Neste momento o termômetro marca 11° C. FRIO, MUITO FRIO. Pirassununga ta congelando. Bom, mais não é pra falar de frio que eu to aqui, na verdade tbm, mais o que mais quero falar é sobre meu estágio. Estou simplesmente adorando. É super interessante, to aprendendo bastante coisa viw?! Como eu já tinha dito em uma postagem anterior, na minha opinião o estágio é a melhor coisa pra colocar em prática tudo o que você ta aprendendo e aprender coisas extras. Mas focando no estágio de Biologia, é tudo muito interessante. O ambiente do laboratório requer algumas regras, dependendo da pesquisa, outras, coisas minímas são necessárias, pra que no final tudo de certo. É claro que no começo é meio confuso, não entender como funciona, não conhecer as pessoas, não saber fazer as coisas, mas é uma questão de tempo pra aprender as coisas básicas e conhecer todo mundo. Em relação as férias, que não são tãaao férias assim por causa do estágio, eu estou aproveitando bem. Descansando, me divertindo, aproveitando o tempo que está sobrando. XD
Era isso, queria só contar como está sendo o estágio e do frio de Pirassununga e todo o Brasil neh?! Ta rolando no Face uma piadinha assim: "Quem descobriu o Brasil, cobre de novo porque ta frio." HAHAHA

Grande Beijo

Letícia Schefer

segunda-feira, 15 de julho de 2013

PORQUE FAZER UM ESTÁGIO?


Ufa, semestre acabou!! Depois de muita correria, muito estudo, muito trabalho, muito esforço, mais um semestre finalizado. Confesso que esse semestre foi um dos mais difíceis até agora, foram muitos seminários, provas e projetos, mas depois agente vê o quanto deu certo e o quanto valeu a pena todas as noites mal dormidas pela BIOQUÍMICA, as dores de cabeça de tanto tentar entender as teorias da PSICOLOGIA, as horas de pesquisa e estudo pela EMBRIOLOGIA e HISTOLOGIA, toda a dedicação para a TAXONOMIA DE CRIPTÓGAMAS e para a MICROBIOLOGIA. Cursando essas disciplinas, nós biólogos, aprendemos coisas essenciais, assim como nas disciplinas dos outros semestres e também nas disciplinas que ainda iremos cursar no decorrer do curso. E nada melhor do que colocar em prática todo esse conhecimento, e nada melhor do que buscar uma nova experiência. Exatamente hoje, comecei essa nova experiência e nova fase na minha vida. ESTÁGIO!!! Aproveitando o tempo das férias decidi procurar um estágio, MAS PORQUE FAZER UM ESTÁGIO?
Na minha opinião o estágio é muito importante para qualquer universitário, é a melhor forma de praticar e adquirir conhecimentos extras. Mas as vezes não é tão fácil assim de conseguir. Existem vários estágios (estágio obrigatório, estágio remunerado, etc...), no meu caso eu não recebo nenhuma bolsa (pagamento - dinheiro) mas recebo uma declaração das horas trabalhadas e a possibilidade de iniciar uma Iniciação Científica. Os estágios remunerados são mais difíceis. Não é de uma hora pra outra que se consegue uma bolsa para iniciação, por isso eu estou fazendo esse estágio, e além disso para todo profissional é sempre bom conhecer pessoas das áreas que você deseja trabalhar um dia, isso pode ser bom futuramente. Muitos estudantes encontram no estágio uma forma de sustentar sua moradia e etc.. para o estágios remunerados essa também é uma vantagem. Mas acho que antes de pensar na remuneração, deve-se pensar na área do estágio, porque trabalhar com algo que você não goste pode ser chato, e acabar fazendo dessa experiência, perdida. Bom, por hoje é isso, gostaria de dividir essa nova fase que está se iniciando e deixar de dica não só para estudantes de biologia mas para qualquer universitário, a possibilidade de iniciar estágios e iniciação bem cedo, assim como eu, que ainda estou no 2º ano da minha graduação.

Grande Beijo

Letícia Schefer


segunda-feira, 17 de junho de 2013

O Brasil Acordou - Minha Opinião

Eu não sei se deveria estar escrevendo aqui, desabafando, dando a minha opinião sobre tudo que ta rolando no país com essas manifestações. Mas é que toda vez que eu vejo algum vídeo, alguma foto, e todas essas coisas que ta saindo no face e em vários outros sites, me da um aperto no coração. Até onde o povo terá que ir para acabar com essa corrupção. O problema é que por mais que o povo queira ir, o CHOQUE ta lá pra impedir e pra agredir todo mundo. A imagem que eu coloquei nessa postagem me comoveu bastante. Eu não entendo como pode manifestantes agirem com tanto amor, com luta e ser recompensado com violência. Hoje aqui em Pirassununga, tivemos uma manifestação, não pude comparecer mais fiquei sabendo que foi algo pacífico. E acho que é assim que deveria ser em todos os lugares. Pra que a violência? Nós, o povo, só estamos lutando por condições melhores de vida, condições melhores para vocês também policiais. Acorda Policiais, pois o Brasil já acordou, e chega de corrupção, de roubalheira. Muitos estão dizendo que é ridículo brigar por 20 centavos, mas não é por 20 centavos e sim por bilhões.

               #acordabrasil #obrasilacordou #ogiganteacordou #semviolência #chegadecorrupção
Essa é a minha opinião, espero que eu ainda tenha o direito de poder expressa-la. Expresse a sua também, proteste pelo que você acha que merece ser defendido.

domingo, 19 de maio de 2013

E nessa vida corrida...

...precisa sobrar um tempinho pra eu escrever aqui. Eu não sei bem quem lê, ou se alguém lê isso daqui, mais esse blog é como um diário, se isso serve de inspiração pra quem está se decidindo ainda, eu não sei, mas me faz tão bem vir aqui e contar como se passa minha vida na universidade. Minha última postagem foi sobre o último dia de férias, e depois confesso que acabei deixando de lado o blog, mais não foi por querer, e sim por precisar. Esse último semestre tem tomado muito o meu tempo e apesar de não trabalhar, esta tudo meio corrido por aqui. Mas sei que estou fazendo a coisa certa em me dedicar ao máximo nesses estudos, sei que um dia tudo o que estou fazendo agora vai valer a pena. A cada dia a biologia vai ficando cada vez mais apaixonante.



As disciplinas desse semestre são bem legais, mais ao mesmo tempo bem complexas. A embriologia é maravilhosa, estudar como é que começa uma vida é maravilhoso. Desde a fecundação até o momento do nascimento de um bebê. A primeira batida do coração. A formação da face, dos membros, dos órgãos... tudo tem seu tempo. Mas no meio das maravilhas estão também todos os problemas envolvendo fatores externos e internos que podem ocorrer na formação do bebê. Existem coisas que a embriologia explica que são super interessantes. Essa foto ao lado é uma observação de um embrião de galinha no microscópio óptico, nessa imagem da pra ver o coração em processo de formação e desenvolvimento. Não é lindo?!



A psicologia do desenvolvimento e aprendizagem está me deixando louca com todas essas teorias de Inatismo, Behaviorismo, Piaget e tudo que ainda está por vir. São teorias que explicam os processos de desenvolvimento e aprendizagem na escola. Cada teoria explica de um jeito diferente, muitas vezes contrárias as outras, o que dificultam ainda mais o entendimento. Essa disciplina exige bastante leitura, sem ler e entender os textos que falam sobre as teorias e todas as experiências, tudo fica bem mais difícil, e as vezes parece impossível. Mais nada que muita dedicação não possa ajudar. Os estudos são importantes em qualquer disciplina.




Taxonomia de Criptógamas. Só o nome já assusta neh?! Mais até que não é tão chato assim. Até me diverti bastante fazendo um projeto de biotecnologia de fungos. Por enquanto estudamos apenas Algas e Fungos, mais já iniciamos os estudos dos grupos do Reino Vegetal. É isso mesmo, as algas e os fungos não fazem parte desse Reino, mais isso é uma longa história. Voltando ao projeto, eu pesquisei sobre o Shittake, um cogumelo comestível que pode ser encontrado na maioria dos mercados. Gostei bastante de pesquisar sobre ele e montar esse projeto, isso me ajudou muito a ter uma base para um projeto maior no futuro. Quando isso acontecer, sei que vou realizar essa tarefa com menor dificuldade.



A microbiologia é super interessante também, já aprendi muitas coisas nas aulas práticas. Já montamos culturas de bactérias, culturas de fungos, aprendemos tudo sobre o laboratório de microbio, e ainda observamos as bactérias cultivadas nos microscópios. A bioquímica, essa é a que mais me assusta, não sei porque mais não tem como falar que ela é maravilhosa, porque não é. Ultimamente tem sido complicado entender as proteínas, as enzimas, os peptídeos e diversas outras coisas. HAHA

Bom, é isso, acho que consegui escrever um "pouquinho" de cada coisa do que ta rolando esse semestre. Por hoje é isso.

Beijos, até mais ;*

sexta-feira, 15 de março de 2013

Fim de Férias

Sexta-Feira, o último dia de férias. Segundona é o início do 3° Semestre do meu curso de Biologia. E durante as férias é a mesma coisa, queremos tanto as férias, e quando chega no meio delas, já queremos voltar, maaaas, nos últimos dias vemos o quanto é bom estar de férias. hahahaha Quando estamos na faculdade, praticamente estudamos o que gostamos, sempre tem uma matéria ou outra que não nos agrada, mais a maioria agente gosta. Eu sou assim, por isso quero tanto o começo das aulas, pode parecer doideira, mais siim, eu quer estudar. hahahaha eu sei que vou me arrepender de dizer isso logo depois que começarem as aulas. Então, esse FDS, é preparação. Me preparar pra voltar as aulas com muuuita vontade. Estudar muito nesse semestre, e fazer o meu melhor, pra no futuro ser um ótimo profissional. Esta nos meus planos pra esse ano ainda um começar os meus estágios. Quero muuuito estagiar. Um bom profissional é aquele que pratica tudo o que aprende. Vamos ver o que rola neh?! Qualquer novidade eu conto. Beeeijo

terça-feira, 5 de março de 2013


" Você tem que encontrar o que você gosta. E isso é verdade tanto para o seu trabalho quanto para seus companheiros. Seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida, e a única maneira de estar verdadeiramente satisfeito é fazendo aquilo que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é fazendo o que você ama fazer. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se contente. Assim como com as coisas do coração, você saberá quando encontrar. E, como qualquer ótimo relacionamento, fica melhor e melhor com o passar dos anos. Então continue procurando e você vai encontrar. Não se contente." - Steve Jobs

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Férias e "Despedida"

Com essa GREVE do ano passado os horários e semestres acabaram mudando. Nós universitários da UFSCar estamos estrando oficialmente de férias hoje. E junto com o fim do semestre e o fim do meu primeiro ano de faculdade vieram as despedidas. Nesse primeiro ano conheci pessoas muito especiais e que ficarão no meu coração sempre, espero que essa "despedida" não seja realmente uma despedida, porque amigo que é amigo nunca se despede. Mas quero agradecer a todos vocês por terem feito parte desse primeiro ano. Desejo a todos muito sucesso e que realizem seus sonhos.

"Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudade, mas não estará só." - Amir Klink





















Grande Beijo :*

Amanda NoliBruna LopesCarol FerracioliÉverton SilvaVictória Ferrari e Thierry Vienna.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Rosas Coloridas - Xilema



Uma única rosa colorida como esta da foto custa em média R$19,95 segundo o http://www.flores4all.com.br/rosas-multicolor/rosa-multicolorida-da-expoflora-222.html. Elas são uma das principais atrações da ExpoFlora.
No fim deste semestre fizemos um trabalho semelhante, porém o resultado não foi tão parecido. A proposta dada pela professora de Morfologia e Anatomia Vegetal era de formarmos grupos e apresentar uma aula dinâmica para um público escolhidos por nós. O tempo limite era de 10 minutos, então tinha de ser algo simples e interessante. Para isso nós escolhemos uma experiência muito interessante que explica e mostra o resultado do funcionamento do Xilema. O xilema é um tecido vascular presente nas plantas traqueófitas. Ele é responsável pelo transporte de seiva, água e sais minerais da raiz até a folha. 
Para esta aula dinâmica usamos:
Garrafinhas recicladas com rótulos personalizados
  • Flores de cor clara, neste caso usamos rosas brancas;
  • Um bisturi;
  • Anilina Comestível (produto não tóxico, já que o o público alvo são crianças de ensino fundamental);
  • Recipiente com água (usamos garrafinhas de vidro de refrigerante não retornável, reciclando esses recipientes);




Colocamos no recipiente com água gotas de anilina, em média umas 15/20 gotas. A quantidade de anilina define a tonalidade da flor. Quanto mais anilina mais forte a cor ficará. Após fazer esse procedimento o caule da rosa deve ser cortado em diagonal com o bisturi. Não é aconselhável cortar com faca de serra pois ela acaba machucando o caule. Depois é só colocar dentro do recipiente e aguardar o resultado. 
24 horas depois
40 minutos depois

Nos levamos material para todos da sala fazerem, aos professores que desejarem fazer essa experiência devem pedir o material para seus alunos. Espero que seja útil aos licenciados em Biologia, aos professores de Ciências dos ensinos fundamentais, e também aos professores de Ensino Médio. Essa aula vale para qualquer faixa etária, e o tempo para fazer esses procedimentos é bem curto então pode ser realizado facilmente. Beeijos :* 
Licenciatura em Ciências Biológicas - UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Insetário *-*


Enfim depois de um longo tempo preparando o Insetário, está pronto. Não consegui achar todas as ordens que necessitavam mais encontrei alguns insetos bem legais. Fui coletando diversos bichinhos, e muitos acabaram quebrando por causa de congelar. Mais no fim deu tudo certo. Esse trabalho requer muita paciência, organização e tempo. Os insetos ficam bem sensíveis se você os congela então quando chega a parte da montagem é importante o cuidado para que não quebre as perninhas, antenas ou outras partes dos bichinhos. Uma dica interessante que vi em um site e um professor da universidade deu foi que podemos usar spray fixador de cabelo para fixar os insetos em suas posições corretas, mais não em muita quantidade pra que não danifique o inseto, apenas para fixar as partes móveis.
Boom, é isso. Espero que tenham gostado.
Beijiiinhos. :*









quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Ilha do Cardoso *-*

A primeira de muitas viagens da nossa turma de bio. Foi uma experiência única, fomos a Ilha do Cardoso. Ficamos hospedados em uma pousada em Cananéia, todos os dias de manhã pegávamos o barco e íamos até a Ilha. La na Ilha do Cardoso uma pessoa muito especial nos guiou, o Sr. Romeu. Ele é caiçara da ilha, apesar de não ter uma graduação ou cursos, ele sabe mais do que muita gente que tem diploma. Ele não nos ensina com regras, ele nos ensina com histórias, com experiências de sua vida. Sr Romeu nos ensinou muito nesses dois dias que passamos por la, não só ele como o Professor Vlamir, a Professora Renata e também um outro guia, o Cláudio. Visitamos o MANGUEZAL, as áreas de diferentes tipos de vegetação. Também andamos muito até o Costão Rochoso, mas infelizmente a maré não nos ajudou muito, mesmo assim foi possível ver alguns animais por lá. As fotos são muitas, foram muitos momentos que precisavam ser registrados, por isso fiz um pequeno vídeo pra conseguir mostrar a maioria das fotos. A viagem serviu ainda pra unir a nossa turma e foram momentos inesquecíveis que passamos. Aprendemos muito e isso faz da  Biologia ainda mais interessante. Agora vejo o quanto fiz a escolha certa, e tenho a certeza de que esse é o caminho que eu quero seguir mesmo.