segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Volta ás aulas \o/

Depois dessa longa greve, o dia de voltar ás aulas está próximo. Dia 24 de Setembro - Início do 2º Período.  Esse tempo fora da faculdade faz agente perceber o quanto é bom estar lá no Campus, estudando, aprendendo coisas novas e interessantes, e principalmente sendo feliz. Não é porque temos que estudar que não seremos felizes. Quando estudamos algo que gostamos isso se torna como um divertimento. Pra quem ainda não entrou na faculdade, se dedique pois quando você chegar lá vai ver que valeu a pena e passará dias muito bons. Ir até a UFSCar virou rotina e ficar todo esse tempo sem aula, sem práticas no laboratório me fez sentir saudade de tudo isso. Haha, como eu quero voltar. XD Ansiedade, essa é a palavra certa pra o que eu estou sentindo, acho que depois desse tempo todo de greve, foram aproximadamente 2 meses de greve no Campus de Araras e mais 30 dias de recesso escolar, eu me sinto como no primeiro dia de aula após passar no vestibular, uma ansiedade enorme pra ter aula.

É isso ae, coisa de louco neh? Sentir falta das nossas obrigações, minha única obrigação neste momento é estudar para ser um bom profissional, eu mesma coloquei essa obrigação, mais eu faço dela, a minha vida, o meu divertimento, e a minha paixão.

Beijos e até a próxima.


terça-feira, 7 de agosto de 2012

GREVE

Bom, há rumores de que a greve acabou. Espero que seja verdade. Pode parecer que é ótimo estar de greve, pois é como férias prolongada, mas não é. A greve só tem a prejudicar os alunos, eu sei que como faço faculdade de licenciatura e um dia poderei me tornar professora eu deveria apoiar esse protesto, acho que devemos não só pensar no q é bom pra nós, mais sim pra todos. Muitos alunos são prejudicados por causa dessas mudanças no calendário acadêmico, muitos se formariam no meio deste ano e isso não foi possível porque o 1 semestre de 2012 não foi encerrado e então atrasando todo um planejamento. Sei que nosso governo pode investir mais na educação no Brasil mais como todos sabem, no momento não há dinheiro suficiente para um reajuste salarial e investimentos nessa área, apenas para a reforma que está sendo feita para sediar a Copa de 2014 aqui no Brasil. Futebol é mais importante do que educação? O que falta para que o ensino no Brasil melhore? Penso em respostas para essas perguntas todos os dias.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Semana da Biologia UFSCAR




Boom, demorei a postar aqui sobre semana da bio em q eu participei que aconteceu na UFSCAR, Campus São Carlos, do dia 28 de Maio á 1 de Junho. A demora é pela falta de tempo, fim de semestre é corrido, muita prova, trabalho, e essa questão da Greve também não ajuda, pois estamos sem biblioteca, secretaria e outros... Mas, a semana da bio foi muuuuuito especial, além de todo o conhecimento extra que adquirimos ainda tem a diversão ao lado dos amiigos. Eu fiz dois minicursos super interessantes, um chamado  Percepção do Olhar na Fotografia Sócio-Ambiental com o Du Zuppani, ele é fotografo e tem umas fotografia maravilhosaaaaas, vale apena conferir no Facebook, e o outro chamava Conhecimentos em Análises Clínicas para Diagnóstico e Pesquisa.  Além de muitas palestras interessantes. A semana foi cheia, bem cansativa mais ao mesmo tempo gratificante. Foi um período que me fez gostar ainda mais da biologia.

domingo, 20 de maio de 2012

Mundo dos Mollusca - Parte 2

Quando falamos MOLUSCOS logo imaginamos esses bichinhos menores com conchinha, e ninguém lembra de que a lula, o polvo e a sépia também fazem parte deste filo. Na sexta (17/05/2012) nós vimos no laboratório mais um pouco deste filo, e confesso que me apaixono cada vez mais pela Biologia.



sexta-feira, 18 de maio de 2012

O óleo de Lorenzo


Lorenzo e sua família no filme
Ontem, quinta- feria 17/05/2012, assisti na faculdade um filme maravilhoso que mostra uma doença muito rara e todo o sofrimento do portador. O filme que se chama "O óleo de Lorenzo" foi produzido em 1992 e dirigido por George Miller. Ele foi totalmente baseado em uma história real.  Vale a pena assistir, o filme mostra o drama da família desesperada em busca da cura da Adrenoleucodistrofia, uma doença genética que só se manifesta em meninos, ela é passada através da mãe e causa uma degeneração no cérebro por causa do desgaste da mielina que faz com que gorduras saturadas se acumulem nos neurônios.
O Lorenzo verdadeiro viveu até seus 30 anos de idade, morreu no dia 30 de Maio de 2008. Assistindo ao filme poderão entender como ele viveu tanto mesmo com a doença. Hoje existe o The Myelin Project, que estuda a ALD e busca aprimorar os conhecimento em busca da cura da doença.

Lorenzo verdadeiro e sua família. 
Sinopse: Um garoto levava uma vida normal até que, quando tinha seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.
Lorenzo Michael Murphy Odone











Bibliografia:
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-35570/
http://en.wikipedia.org/wiki/Lorenzo_Odone
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lorenzo's_Oil

domingo, 13 de maio de 2012

O mundo dos Mollusca



Simplesmente adorei a aula prática sobre o filo Mollusca que tive na faculdade na última sexta feira. Não conhecia esses animais tão de perto, eles são super interessantes. Estudamos cada característica morfológica desses seres e descobri mais um grupo extraordinário dentre os seres vivos.



sexta-feira, 4 de maio de 2012

Turma

Apresentação

Este é um blog onde uma estudante do curso de Ciências Biológicas vai contar suas experiências e descobertas na vida de universitária. Eu, Letícia Schefer, estou estudando na Universidade Federal de São Carlos - Campus Araras e tenho muitas coisas a dividir com vocês!! Espero que gostem! Beijoos